Morreu na última sexta-feira, aos 107 anos, em Israel, Mimi Reinhardt, secretária de Oskar Schindler, o industrial alemão que salvou milhares de judeus do regime nazista de Hitler. As informações são do O Globo.
Ela era encarregada de elaborar as listas de trabalhadores judeus do gueto da cidade polonesa de Cracóvia recrutados para trabalhar na fábrica de Schindler, salvando-os da deportação para os campos de concentração. Estima-se que foram salvos 1.300 judeus por causa disso.
Nascida na Áustria como Carmen Weitmann, ela era judia e foi contratada pelo próprio Schindler, com quem trabalhou até o fim da Guerra, em 1995, segundo o "Times of Israel". Quando conflito, acabou, Mimi foi morar em Nova York quando a guerra acabou e, desde 2007, morava em Tel Aviv, em Israel.
A história de Oskar Schindler foi contada em livro de Thomas Keneally, de 1982, e depois no longa de Steven Spielberg, de 1993, que ganhou sete Oscars, incluindo o de melhor filme e melhor diretor. Mimi contou chegou a encontrar Spielberg na estreia do filme, mas não conseguiu assistir todo a produção na ocasião por considerar difícil demais relembrar a história.