Um projeto piloto que visa capacitar professores e alunos será implantando pela Secretaria de Educação do Estado do Piauí (Seduc), buscando extrair a atenção plena do assunto ministrado dentro de sala de aula. Na manhã do último sábado (18), cerca de 100 professores da rede pública de ensino, estiveram no Blue Tree Towers Rio Poty Hotel, conhecendo o curso de educadores da Atenção Plena.
“A gente reclama muito da questão de concentração do aluno em sala de aula, dos motivos que levam o aluno a irem para escola, o despertar da vida humana com a sociedade e profissional, então nós vimos na possibilidade desse curso em levar qualificação para nosso quadro de professores, na perspectiva de fazer um maior e melhor atendimento e com mais qualidade no processo educacional de todos os nossos alunos e professores da rede. A atenção plena não foca só o aluno, mas também todos os profissionais que fazem a escola”, disse Carlos Alberto, superintendente de Ensino da Seduc.
Segundo os organizadores do projeto, a proposta é toda baseada em resultados comprovados em pesquisas neuro científicas, como afirma um dos tutores do projeto Igor Medeiros. “O objetivo principal do curso é ensinar as pessoas cada vez mais controlar a sua atenção. para beneficiar tantos os professores enquanto eles tiverem dando aula e os professores vão ensinar a atenção plena para os alunos, para que eles tenham mais capacidade de prestar mais atenção na aula e dentro do curso de atenção plena também, tem a educação emocional que serve para os alunos da rede pública também”, destacou.
O idealizador do projeto, Daniel Guimarães, explica que atenção plena é o modo de concentrar a atenção intencionalmente no presente momento sem fazer julgamento. Para a segunda fase desse projeto, a ideia é alcançar o maior número de professores para que outras centenas de alunos também sejam beneficiados.
“Esse sonho nasceu alguns anos atrás, de levar essa educação emocional, principalmente para a Escola Casa Meio Norte e com o tempo nós conseguimos realizar esse sonho e ele foi aumentado. Hoje não vale a pena você ser só uma pessoa de sucesso, nós temos vários casos de pessoas que conseguem ter o sucesso financeiro, mas por qualquer problema na vida entram em depressão e existem até casos de suicídio, então nossa sociedade é analfabeta emocionalmente, então nós precisamos aprender um pouco mais e isso deve começar com as crianças e adolescentes”, esclareceu.
Os professores que participaram da palestra de apresentação esperam agora com grande expectativa o início do curso. “Eu consegui ver através desse curso uma luz no fim do túnel, espero que chegue logo para começarmos a dar inicio. Não conhecia, mas estou animada e querendo para já”, finaliza uma das professoras.