O município de Uruçuí recebeu, nesta segunda-feira (27), a primeira academia acessível (híbrida) para garantir uma melhoria na saúde das pessoas da região. A entrega foi realizada pela Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid).
O projeto destina-se tanto para pessoas com deficiência como para as sem deficiência, com aparelhos adaptados que asseguram proteção para a realização dos exercícios. A academia foi implantada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Uruçuí.
Na ocasião, o secretário da Seid, Mauro Eduardo, anunciou que a Secretaria vai contribuir com a reforma da Apae de Uruçuí com a aquisição de equipamentos de fisioterapia para o local.
“É uma determinação do nosso governador Rafael Fonteles de que a gente possa fortalecer ainda mais a política de inclusão dentro das próprias instituições que atendem as pessoas com deficiência”, destacou o secretário.
Elizete, que é mãe do Marcos Vinícius, aluno da Apae há 15 anos, disse que a entidade vem sendo muito importante no desenvolvimento do filho que tem síndrome de Down.
“Ele pratica todas as atividades oferecidas pela Apae e também frequenta o EJA (Educação de Jovens e Adultos), o que representa um desenvolvimento muito grande dentro da possibilidade dele”, relatou.