O Secretário de Justiça, Carlos Edilson, participou, nessa quinta-feira (19), de uma solenidade em alusão aos 10 anos da Casa de Detenção Provisória Dom Inocêncio Lopez Santamaria, em São Raimundo Nonato. Policiais Penais, autoridades locais e o ex-secretário de Justiça, Daniel Oliveira, também estiveram presentes no evento.
A unidade, inaugurada em agosto de 2011, foi a pioneira do sistema prisional em adotar os protocolos e procedimentos de segurança e disciplina oriundos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). A Casa de Detenção Provisória do Sul do Estado nunca registrou qualquer material ilícito ou alteração disciplinar em suas dependências.
A solenidade contou com a entrega de placas e homenagens a profissionais e autoridades que foram importantes para a implantação e manutenção da rotina carcerária de segurança máxima do local. Além das homenagens, foram entregues certificados aos reeducandos referentes à conclusão de mais um ciclo do Projeto Leitura Livre e, também, aconteceu a final e premiação do torneio de futebol dos detentos.
"Foi um momento de muita satisfação essa solenidade que ratifica uma história de excelência no serviço e segurança pública. Nossa unidade de São Raimundo Nonato é referência não só no Estado, mas no Brasil. São 10 anos de segurança máxima, nenhuma alteração disciplinar, nenhum material ilícito, aliados à políticas de reinserção social através do estudo e trabalho. Por isso, viemos aqui homenagear quem fez e ainda faz parte desse trabalho na Casa de Detenção Provisória Dom Inocêncio Lopez Santamaria", pontuou o Secretário de Justiça, Carlos Edilson.
Foram homenageados o ex-secretário de Justiça Daniel Oliveira, o Major da Polícia Militar do Piauí, Wilson Gomes, o ex-Policial Penal Federal e hoje Delegado, Charles Pessoa, os Policiais Penais Federais José Alfredo e Nilton Azevedo, e os Policiais Penais, José de Melo e Ednaldo Santana, atuais gerente e gerente adjunto da unidade penal.
Estiveram presentes também na solenidade representantes da prefeitura municipal de São Raimundo Nonato, do Ministério Público, da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Ordem dos Advogados do Br.