Sem manutenção, prédios representam risco

O engenheiro Enio Pazini, responsável pela avaliação do estado das estruturas de concreto do Estádio Maracanã, esteve em Teresina para falar a necessidade de diagnósticos e estudos de construções

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na Medicina, a patologia é o estado médico que estuda as doenças e as alterações que elas provocam no organismo. Abrangendo para a área das construções civis, a patologia também segue uma linha de problemas e danos que necessitam de reparos.

Comum em Teresina, tanto em prédios antigos quanto em novos, a precariedade de construções já finalizadas representa uma necessidade de diagnósticos e estudos acompanhados por profissionais capacitados na área, pois além de oferecer riscos, também acarreta no desperdício de materiais de construção. 

Enio Pazini Figueiredo, professor titular da Universidade Federal de Goiás e engenheiro, fala sobre esse diagnóstico do estado das estruturas de concreto e da importância dessa função.

“Antes de realizar uma intervenção em uma edificação ou em uma estrutura de concreto, é sumamente necessário a realização de diagnósticos para que a gente possa entender os problemas que estão instalados na estrutura e nas edificações, para que possamos verificar quais são as técnicas e materiais mais adequados para sanar os problemas, controlar e mitigá-los”, explica. 

Crédito: José Alves Filho

Durante dois anos e meio, Enio Pazini foi responsável pela avaliação do estado das estruturas de concreto do Estádio Maracanã e os procedimentos de recuperação do local. Além disso, o engenheiro também trabalhou em grandes estádios, como o Beira Rio e Arena Corinthians, quando caiu um segmento metálico sobre a estrutura de concreto e várias outras edificações no Brasil e no exterior. 

“O trabalho com técnicas destrutivas e não destrutivas é por meio de uma metodologia de aplicação e avaliação de resultados, através de critérios normalizados internacionalmente, verificando  o estado de conservação das estruturas e diagnosticando os problemas. A partir disso, são feitos procedimentos para reabilitar os danos”, disse Pazini.

O engenheiro civil e professor Matheus Leoni veio, pela primeira vez, a Teresina para palestrar sobre termografia, uma das ferramentas de diagnóstico que abrangem inúmeros aspectos das construções na avaliação de pequenas e grandes falhas. O engenheiro ressalta a importância da Engenharia Diagnóstica

“A  Engenharia Diagnóstica atua de forma fundamental nesse quesito. Com relação à patologia das fachadas, por exemplo. Eu apresento todo o planejamento de como vou fazer aquilo e ter o controle da especificação adequada de todos os materiais que vão estar ali envoltos naquele projeto", expressa o professor. 

Seminário

Enio Pazini e Matheus Leoni estão participando da primeira edição do Seminário de Patologia das Construções do Piauí (SEMPAT/PI 2019), realizado pela delegacia estadual do Piauí da Associação Brasileira de Patologia das Construções – ALCONPAT Brasil.

A edição promove um encontro com maiores profissionais da Engenharia Diagnóstica do Brasil, com o objetivo de expandir o conhecimento das técnicas mais modernas para diagnóstico, controle e reabilitação de estruturas de concreto que envolvem a patologia nas construções civis.

O evento continua até o dia 09 de agosto e se destina a profissionais e acadêmicos das áreas de Engenharia, Arquitetura e Construção de Edifícios.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES