Sem vaga de UTI pediátrica, a equipe de enfermagem de um pronto-socorro de Santa Bárbara d'Oeste, em São Paulo, improvisou tenda com caixa de papelão para colocar uma bebê de apenas 2 meses de vida. Apesar da imagem da criança na caixa ter gerado bastante revolta na internet, o improviso dos profissionais salvou a vida da menina.
Ariany Duarte da Fonseca conta que trouxe Alice Emanuele para atendimento após a criança apresentar dificuldade para respirar. Ela foi diagnosticada com bronquiolite. Enfermeiros e médicos improvisaram a estrutura para reproduzir o funcionamento de um equipamento de oxigenação.
O pronto-socorro onde Alice estava não tinha UTI Neonatal, e com o quadro de saúde da menina, a equipe de enfermagem resolveu fazer o atendimento emergencial improvisando a tenda usada na UTI para oxigenação.
Bebê ficou cerca de meia hora na caixa até conseguir a vaga na UTI pediátrica do Hospital Estadual de Sumaré (SP). “Como não tinha lá [a tenda], precisava colocar o dreno. O dreno tinha, mas só de adulto. Eles tentaram cortar e colocar, só que ela estava muito agitada e batia, e ficava saindo”, conta Ariany.
“Aí improvisaram tipo uma tenda, que é a caixinha [de papelão], colocaram a mangueira do oxigênio dentro pra ela ficar ali um pouco, pra ela ficar mais calma e ser transportada.”
Santa Bárbara d'Oeste, hoje com 180 mil habitantes, não possui na rede pública leitos de Unidade de Terapia Intensiva para crianças.