Quando chove, Teresina registra o apagão de muitos semáforos e com isso o aumento no número de reclamações dos motoristas. Quem está no trânsito, fica com a impressão de que boa parte da culpa é dos semáforos, que parecem falhar ao menor sinal de água vinda dos céus. Segundo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsitos (Strans), a maioria dos apagões está relacionada à queda de energia.
Com os fortes temporais que caíram na noite da segunda (17), por volta das 21h, todos os sinais do cruzamento das Avenidas Barão de Gurgueia com Av. Industrial Gil Martins estavam apagados, o que confundiu muitos motoristas, podendo causar acidentes. O desgaste de componentes eletrônicos, agentes externos, curto-circuito e falta de energia elétrica são as principais causas de inoperação dos semáforos em dias de chuva.
“Nesse período chuvoso, acaba acontecendo muitos casos em que os semáforos apagam por causa da energia. Com isso, alertamos que os usuários liguem e solicitem o deslocamento das equipes para os principais pontos, não temos capacidade de atender toda a cidade quando ocorre um apagão geral, desviamos os agentes para aqueles com grande fluxo de veículos e com isso possa minimizar os transtornos”, explica o supervisor de Fiscalizações da Strans, Ricardo Braga.
Para reduzir o caos na cidade, a Prefeitura de Teresina está investindo num projeto de revitalização dos semáforos, mas apenas alguns já foram instalados com nobreaks, dispositivos movidos a bateria que fornecem energia elétrica a um sistema por um certo tempo, em situações de emergência.
Enquanto as questões não são resolvidas por completo, as luzes amarelas piscantes dos semáforos avisam sobre a inoperação dos sistemas naquele momento. Isso acontece no caso dos faróis que possuem um circuito elétrico independente, que funciona automaticamente em caso de pane, por segurança. Muitos deles ficam piscando na madrugada, justamente para alertar os condutores, quando é preciso redobrar a atenção e aos pedestres evitar vias menos sinalizadas.
A maioria dos chamados, segundo a Strans, ocorre no fim da tarde e à noite. Os usuários das vias podem reportar casos de falhas na sinalização da cidade para o número da central dos agentes de trânsito 3132-7617 ou nos telefones das equipes anexados aos sinais de trânsito. Funcionam 24 horas, todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados.
De acordo com o supervisor, uma equipe de manutenção dos semáforos também está de plantão. “A equipe é imediatamente acionada à medida que ela é avisada. Os problemas nos sinais são resolvidos por uma equipe eficiente com carros e caminhão”, disse.