A 1° edição da Semana do Agronegócio encerrou com sucesso na noite de sexta-feira (4), no Finess Buffet, zona Leste de Teresina. Com participação de grandes nomes do agronegócio piauiense, os negócios fechados com leilões de bois da raça Nelore movimentou a marca de mais de R$ 1 milhão.
As parcerias também garantiram retorno no investimento. O presidente da Associação Piauiense dos Criadores de Zebu (APCZ), André Nogueira, fez um balanço sobre o que o encontro marcou para o mercado do agronegócio em Teresina.
"O saldo foi muito positivo. Mostramos nossas potencialidades e o que podemos fazer, o Brasil tem uma nova imagem do Piauí que produz. Os leilões superaram a média, tivemos animais vendidos por R$ 15 mil reais e até por 60 mil e isso nos deixou muito satisfeitos, além da comercialização que superou a casa de mais de um milhão de reais", afirmou.
Em três dias de programação, a Semana do Agro mostrou a presença de animais de criadores de nove estados brasileiros com grande material genético. "O leilão visou grande resultado para pecuária do estado, são animais de excelente genética e que foram muito bem avaliados. A expectativa de preço, mesmo no momento que vivemos, foi excelente", avaliou o assessor técnico da Leio Norte, Delcides Borges.
A noite de sexta ainda contou com show da cantora Kátia Cilene. "Trouxe canções que fizeram parte da minha história e tenho certeza que a galera do agronegócio e de casa amou", agradeceu a artista.
A semana foi aberta na quarta-feira (2) no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde. Nos três dias de evento, a Rede Meio Norte transmitiu o leilão na TV, e de forma virtual, em cadeia com o Canal do Criador e ClimaTempo, com quatro horas de duração e Canal Rural, Lance Rural e Leilonorte (site e YouTube).
"Há muito tempo que estamos tentando criar um modelo de evento que pudesse fomentar esse segmento, e este ano tivemos um evento gigantesco que era a Semana do Agro e o GMNC mostrou isso", confirma Wrias Moura, diretor comercial da Rede Meio Norte.
Ainda segundo Wrias Moura, a expectativa é que outras edições da semana aconteçam nos próximos anos.
A Semana do Agronegócio tem o patrocínio da Secretaria de Estado do Turismo, Governo do Estado do Piauí, G3 Telecom, Banco do Nordeste, Governo Federal, Norte Rações, além do apoio do Sebrae, Senar, APCZ e Leilo Norte.