Semana do Trânsito tem como foco ciclistas e pedestres

A abertura da Semana Nacional de Trânsito aconteceu ontem, em Teresina, e traz ações para promover a conscientização dos condutores quanto à segurança daqueles que são os mais vulneráveis no trânsito

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um relatório divulgado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta que, a cada 1 hora, 5 pessoas morrem no Brasil em decorrência dos acidentes de trânsito. Esses dados são mais recentes colhidos pelo Ministério da Saúde.

Como forma de enfrentamento à realidade do país, na manhã da quarta-feira ocorreu a abertura da Semana Nacional de Trânsito na Praça do Liceu, centro de Teresina. Com o tema  “No trânsito, o sentido é a vida”, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), em conjunto com os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, realizou ações com foco nos pedestres, idosos, ciclistas e motociclistas na busca pela conscientização pela importância da valorização da vida no trânsito. Além dela, diversas instituições, como PRF, FMS, HUT, SAMU, DETRAN, SEST SENAT, BPRE, OAB, SEDUC, SEMEC, entre outros,     participaram. 

Crédito: José Alves FilhoAs demais atividades foram destinadas à conscientização dos condutores para promover a segurança àqueles que são mais vulneráveis no trânsito. Várias escolas municipais tiveram a oportunidade de conhecer melhor os agentes de trânsito, esclarecer dúvidas e aprender sobre os primeiros socorros. 

Denis Lima,  gerente de Operação e Fiscalização da Strans, destacou que a Semana Nacional de Trânsito é uma oportunidade que é dada a todos os cidadãos enquanto condutores e pedestres, para gerar consciência sobre o comportamento. “Todas as instituições de trânsito do Estado do Piauí  se unem esta semana. Debates, panfletagem e palestras são para chamar a atenção do cidadão quanto a importância do tema. Em Teresina, nós temos quase diariamente vítimas fatalizadas”, falou.

O público jovem foi o foco do evento e muitas crianças até ensinaram aos adultos como agir em situações de risco após um acidente de trânsito. Os alunos do Projeto Samuzinho, idealizado e desenvolvido pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do SAMU de Teresina, distribuíram panfletos e auxiliaram os instrutores nos ensinamentos dos primeiros socorros.

“Sempre tentamos passar para nossas crianças a importância de respeitar as regras de proteção. Usar capacete, cinto de segurança, é justamente para que elas compreendam como o mundo funciona e como se proteger nessas eventualidades”, falou Patrícia Marques, instrutora de Libras no Samuzinho.

Crédito: José Alves Filho

A educação, desde a infância, e conscientização dos pais para que os filhos não sigam as atitudes incorretas no trânsito são sempre enfatizados nas campanhas da STRANS em Teresina.  A gerente de Educação de Trânsito da Strans, Samira Mota, explica o porquê de incluir as crianças no plano de conscientização. 

“As crianças são a  esperança de futuro melhor em relação ao trânsito.  Hoje, eles têm a oportunidade de ter esse ensino, essa conscientização e educação, coisas que antigamente você não via. As escolas são repletas de ensinamentos sobre o respeito ao trânsito”, explica.

 

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES