A compostagem, processo que transforma restos de alimentos em adubo para as plantas, contribui para minimizar os efeitos do aquecimento do planeta Terra. Visando disseminar a prática, de 01 a 07 de maio de 2022 acontecerá a Semana Internacional de Conscientização sobre Compostagem. Em Teresina, haverá uma programação especial que inclui plantio de árvores, palestras, lives e oficina. A iniciativa é da Startup É de Sol, que oferece esse serviço por assinatura na capital.
Neste domingo (01), às 8h, os teresinenses poderão fazer um plantio de mudas no Bosque da Memória, situado às margens do Rio Parnaíba.
"É uma atividade que acontece em homenagem às vítimas da Covid-19 e que também contribui para a recuperação de ecossistemas. Vamos utilizar o adubo produzido nas nossas composteiras para nutrir as plantas do local e contaremos com o apoio da Rede Ambiental do Piauí”, afirma Ramon Campelo, engenheiro civil e co-fundador da É de Sol.
Parque Zoobotânico. Durante a atividade, a população poderá aprender a transformar restos de alimentos produzidos em suas residências em adubo para as hortas e jardins. Ao longo da semana, haverá também palestra sobre a temática em escola particular e oficina de compostagem na Floresta dos Palmares.
No dia 04, às 18h, acontecerá a live "Compostagem como alternativa para gestão de resíduos em condomínios" no Instagram da É de Sol. Já na sexta-feira (06), das 14h às 16h, ocorrerá a vivência "Compostagem na Prática", noA estudante de arquitetura e co-fundadora da É de Sol, Carla Ohana, explica que a programação visa difundir à população os benefícios da compostagem ao meio ambiente, sendo uma forma eficaz de diminuir a emissão de gases prejudiciais ao planeta, diferente do que ocorre quando o lixo orgânico é descartado nos aterros.
“Com essas ações que acontecerão em vários pontos da cidade, queremos estimular a responsabilidade socioambiental das pessoas, empresas e governo e mostrar o quanto é importante a separação e destinação correta do lixo gerado. Sabemos que todos podemos agir localmente, pensando globalmente", afirma.
A É de Sol é a primeira Startup que oferece o serviço de Compostagem por assinatura em Teresina e foi criada após mobilização de um grupo de jovens, que inscreveu a capital piauiense no desafio internacional Gigatonne Challenger, para redução dos gases que poluem o meio ambiente. Desde o início da atuação da É de Sol, em 2021, foram compostados 4,5 toneladas de lixo orgânico, o que evitou a emissão de 3,47 toneladas de dióxido de carbono ao meio ambiente, gás que contribui para o aumento do efeito estufa.
Cientistas alertam para as consequências do aquecimento global
Cientistas alertam que o aquecimento global poderá trazer graves consequências ambientais e sociais. Sem ações efetivas, o aumento das temperaturas pode, em diferentes porções da Terra, elevar os níveis do mar, provocando enchentes, secas, ondas de calor, desertificação, derretimento de geleiras, multiplicação de epidemias e extinção de espécies.