Depois de um novembro com chuvas acima da média histórica no Piauí e um dezembro com grande volume, sobretudo nas regiões centro-norte e sudoeste do estado, são esperadas chuvas acima do normal, desta vez mais ao norte do Piauí.
Esta é a tendência climática para o estado no primeiro trimestre de 2023, divulgada nesta sexta-feira (6), pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).
Segundo o informativo, a maioria dos modelos de previsão da temperatura da superfície dos oceanos mostra a persistência da condição de La Niña na região do Pacífico Equatorial nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2023.
Ainda conforme o relatório, as previsões de anomalias de precipitação para janeiro, fevereiro e março indicam maior probabilidade de chuva acima da média no centro-norte da Região Nordeste, sugerindo que a Zona de Convergência do Atlântico Sul, que já esteve atuando nos dois meses anteriores, continue provocando precipitações acima da média.
"A análise das condições oceânicas e atmosféricas observadas e o resultado dos modelos de previsão climática para o trimestre JFM/2023 indicam para o Piauí, maior probabilidade de os totais pluviométricos ocorrerem entre valores normais a acima da faixa normal climatológica no sudeste, sudoeste e centro-norte. No extremo norte do estado, as chuvas devem ficar acima da faixa normal para o período JFM/2023", destacou o informativo da Semar.
Em novembro de 2022, foram registradas chuvas acima da média histórica no Piauí, considerando o início da estação chuvosa, sobretudo nas regiões sudoeste, sudeste e centro-norte do estado.
No mês seguinte, as chuvas comportaram-se acima da faixa normal climatológica na região centro-norte do estado. Nas demais regiões, foram dentro da faixa normal climatológica a abaixo dessa faixa, como o caso do sudeste piauiense.