Nesta terça-feira (07), foi realizado no Espaço Thech (Hub de inovação de Teresina), um workshop colaborativo que contou com a participação dos principais atores de inovação de Teresina, visando a construção da minuta de decreto que estabelecerá as diretrizes para a criação e funcionamento de ambiente regulatório controlado (Sandbox Regulatório) baseado no Marco Legal das Startups.
O workshop foi organizado pela Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC) e a coordenação da Agenda Teresina 2030, vinculada a Secretaria de Planejamento (SEMPLAN), em parceria com o SEBRAE.
Segundo o secretário da SEMDEC, Iran Felinto, a reunião foi extremamente proveitosa e contou com os principais atores de inovação de Teresina, incluindo universidades, governo do Estado (FAPEPI), Sistema S e empresários.
“Este foi um encontro realizado para discutir a minuta de proposição do decreto Sandbox, que vai regulamentar a participação do poder público e possibilitar que as startups e empresas inovadoras que queiram vir para nossa capital, possam investir e testar as suas tecnologias”, afirmou.
Ainda, de acordo com o secretário, depois de validada, a minuta será encaminhada ao prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, para que ele possa assinar, e dessa forma, a cidade vai poder avançar mais ainda na área da inovação e tecnologia.
“É uma gestão que está pensando, e com planejamento, a inovação de tecnologia. Ficamos muito felizes em dar mais esse passo na contribuição dessa área”, acrescentou o secretário.
Durante o evento, os participantes puderam apresentar suas contribuições para a inclusão na minuta que se transformará em decreto, após a avaliação e assinatura do prefeito de Teresina, Doutor Pessoa. Por exemplo, foram sugeridos ajustes de forma a diversificar e equilibrar o conselho gestor com a presença da academia e mercado, bem como a definição das regras de renovação e prazos para a realização dos testes de tecnologia nas áreas sob a gestão pública de Teresina.
O empresário da área de tecnologia da informação e participante do evento, Igor Matos, aponta que o workshop foi uma ótima oportunidade de prestigiar a iniciativa da Prefeitura de Teresina, que proporciona uma regulamentação saudável para que possam ser trabalhadas novas tecnologias. “A iniciativa da Prefeitura é louvável. A gente acredita que se a execução for saudável e contar com a iniciativa privada, a gente pode encontrar uma ambientação que propicie o surgimento de novas tecnologias e empresas, impactando e desenvolvendo a economia local”, explicou o empresário.
A minuta do decreto conta com a sugestão de criação comitês responsáveis por regulamentar, avaliar e monitorar os ambientes experimentais, como é o caso do Conselho Gestor Municipal de Inovação (CGMI), e também do Comitê Coordenador de Inovação (CCI), que tem como atribuição apoiar e validar o estímulo de ambientes experimentais, além de fomentar o ecossistema de inovação, acompanhando e monitorando as iniciativas.
No encontro, os participantes foram divididos em grupos onde puderam debater e apresentar para os demais os pontos de sugestão para ajustes e melhorias. O próximo passo consiste na compilação das sugestões, ajustes da minuta e tramitação da versão atualizada na Secretaria de Governo e PGM para reavaliação, antes de seguir para ser assinada pelo prefeito Doutor Pessoa.