Representantes de 43 hotéis de Teresina estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (22), para discutir sobre demandas que sejam importantes para o setor, individualmente ou coletivamente, como vem ocorrendo com o Turismo Rural.
“Consideramos de grande importância essa aproximação da prefeitura com os empresários do trade turístico, para discutir ações técnicas e promocionais, com o objetivo de fortalecer o setor”, disse o secretário Iran Felinto.
O anfitrião do evento, Carlos Uchôa, foi o primeiro palestrante da manhã, discorrendo sobre o tema “Painel atual da hotelaria teresinense”. Em sua fala, o presidente da ABIH-PI disse que o seminário é um marco no setor turístico da capital piauiense.
Em seguida, o coordenador de Turismo da SEMDEC, Eneas Barros apresentou indicadores turísticos e mostrou a importância da parceria técnica entre a hotelaria e a SEMDEC.
“A taxa de ocupação hoteleira de Teresina gira em torno de 58% a 60%, superior à taxa nacional, que em 2021 foi de 43%, crescendo 67% em 2022. Isso faz elevar a responsabilidade da SEMDEC na manutenção de iniciativas que visem captar fluxo e valorizar o Turismo de Eventos, notadamente eventos esportivos nacionais, para ocupar os hoteis”, disse Eneas Barros.
“O turista está vindo para Teresina realmente com o intuito de conhecer a cidade, e os guias locais estão realizando este trabalho para mostrar o quão bonita é a nossa capital. Hoje temos várias opções de atrativos turísticos, desde os passeios tradicionais nos museus, parte histórica e igrejas até as novas trilhas do turismo rural, sítios e banhos, por exemplo”, explicou o guia turístico, Edson Ribeiro.
HOTELARIA
A hotelaria é considerada o melhor termômetro da atividade turística: se a hotelaria vai bem, o Turismo vai bem. Por essa razão, o secretário Iran Felinto se mostrou aberto a intermediar demandas que sejam importantes para o setor, individualmente ou coletivamente, como vem ocorrendo com o Turismo Rural.
“Os números gerados pela SEMDEC são importantes para investidores, por isso é fundamental que a hotelaria, como um todo, esteja bem representada nas estatísticas. O ISS gerado pela hotelaria, por exemplo, representa 75% do ISS Turístico, o que demonstra a força da hotelaria para a economia de Teresina”, finalizou o secretário.