O mês de setembro é voltado para a conscientização sobre o valor da vida e prevenção do suicídio. Mais que um problema social, o suicídio é questão de saúde pública e necessita de debate e esclarecimento. Diante disso, o Seminário da Associação Médico Espírita (AME), que acontecerá nesta sexta-feira (20) e sábado (21), traz o tema “Suicídio, Psiquiatria e a Visão Espírita” para o seminário que pretende levar à população, por meio de mesas-redondas e palestras, os conhecimentos de médicos, psiquiatras e psicólogos espíritas.
Idealizado pela Dra Kátia Marabuco, médica cirurgiã oncologista e presidente da AME PI, o evento busca o entendimento sobre saúde espiritual, do corpo físico e da alma. "Todos os anos preparamos um seminário ao público leigo e convidamos todas as pessoas para falarmos sobre saúde mental.
Este ano estamos incorporando a todos que lutam pela prevenção do suicídio, uma vez que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são pelo menos 800 mil suicídios por ano no mundo", disse Kátia Marabuco.
Apenas no Brasil, foram registrados 13.467 casos de suicídio, dos quais 10.203 foram cometidos por homens. Para integrar esses demais assuntos, Marcelo Cruz, Bernardo Freitas, Humberto Guimarães, Janaína Chianca, Leonardo Luz e Marcelo Nazareth irão abordar as respostas espirituais sobre esse problema que afeta milhares de pessoas.
"Muitas vezes uma pessoa tem uma dor profunda que não extravasa. O Seminário terá a finalidade de discutirmos a prevenção dessa chaga que está traçando a nossa sociedade e acomete tanto idosos como jovens", disse a presidente da AME-PI.
O evento, que tem a duração de dois dias, começa na sexta-feira (20), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), localizada no bairro Ininga, com entrada gratuita. No segundo dia (21), o evento começa às 8h30, no auditório do Hospital São Marcos, com inscrição no valor de R$ 15.