Senador Otto Alencar articula com Anvisa liberação de vacinas

Membro da CPI Covid, disse em entrevista à repórter Ranielly Veloso, quais questionamentos importantes fará ao presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres

CPI covid articula com Anvisa liberação das vacinas no país | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O senador Otto Alencar (PSB) da Bahia disse em entrevista à repórter Ranielly Veloso, no programa Diálogo Franco, da TV Jornal na manhã desta terça-feira (11), sobre quais questionamentos importantes fará ao presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, sobre a liberação da vacina russa Sputnik V na Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid no Senado, a partir das 10h (CPI Covid). O parlamentar já havia feito outros levantamentos na CPI sobre a liberação de outros imunizantes.

"As questões todas serão relacionadas a avaliação, apreciação e liberação das vacinas, sobre tudo a do Butantan. Desde o ano passado o Instituto Butantan vem enviando vários ofícios ao Ministério da Saúde e também para a Anvisa para que, a partir daí, fosse analisada a Coronavac, além disso questionaremos porque essa avalição tão preliminar e tão incipiente da Sputnik, que está em 66 países, e em 20 segundos um técnico da anvisa descartou as avaliações para liberar para a população brasileira", disse em entrevista.

O senador Otto Alencar (PSB) disse que fará questionamentes ao presidente da Anvisa sobre a liberação das vacinas no páis- Imagem/Reprodução TV Jornal

Segundo integrantes da comissão ouvidos por Ranielly Veloso, a liberação da Sputnik V pelo diretor-presidente da Anvisa pode estar ligada à pressão política.

"Não quero fazer juízo preliminar, tem que ver bem e ouvíl-o. Tenho a concepção de que a SputnIk V foi feita em contrato com o consórsio Nordeste, consequentemente existe uma pressão do presidente da república contra a vacina, a todas elas, e contra essa também, mas não creio que um técnico vá se submeter a uma determinação exclusivamete política para não liberar a vacina", declarou.

Acompanhe ao vivo o depoimento do diretor-presidente da Anvisa na CPI Covid: 

A comissão investiga as ações do governo federal e o uso de recursos da União por Estados e municípios no enfrentamento à pandemia. Estão marcados os depoimentos agendados para esta semana: (11.maio): Antonio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa; 4ª feira (12.maio): Fabio Wajngarten, ex-chefe da Secretaria de Comunicação do governo federal e 5ª feira (13.maio): Marta Díez, presidente da Pfizer no Brasil, e seu antecessor, Carlos Murillo.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES