Serra da Capivara: Região recebe plantio de quase 400 mudas após incêndios

Um dos maiores focos de incêndio registrado na época foi na Serra dos Gringos, que fica na divisa com o Parque Nacional da Serra da Capivara.

o | o
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Raimundo Nonato (534 km de Teresina), em uma ação conjunta com o Corpo de Bombeiros do Piauí e moradores do Assentamento Serra dos Gringos, realizou na manhã deste sábado (05), um plantio de aproximadamente 400 árvores em uma área do local que foi impactada pelos grandes incêndios de setembro de 2021.

Um dos maiores focos de incêndio registrado na época foi na Serra dos Gringos, que fica localizada à 8 km da zona urbana do município e divisa com o Parque Nacional da Serra da Capivara, que durou quase 5 dias. As mudas foram produzidas no Viveiro-Escola da U. E. José Ribeiro Américo, na localidade Currais. 

"Foi uma manhã bastante produtiva! Buscamos logo cedo as mudas produzidas no Viveiro-Escola da U. E. José Ribeiro Américo na localidade Currais e com a ajuda de moradores do Assentamento Serra dos Gringos e do Corpo de Bombeiros pudemos efetuar o plantio de aproximadamente 400 árvores neste local que teve a vegetação devastada no incêndio do ano passado”, disse o secretário André Landim.

Em entrevista ao Meionorte.com, o secretário destacou ainda que a ação foi mais importante ainda com a presença dos bombeiros, que tanto trabalharam no combate aos focos na região no ano passado, além de contar com a presença dos moradores locais que foram afetados. 

“A gente envolveu a comunidade, foi a comunidade que plantou. Levamos e eles efetuaram o plantio, porque eles sentiram a perda da vegetação, abelhas e animais que acabaram morrendo. Então a gente aproveitou o período chuvoso e pode ajudar a restauração desse ambiente que foi degradado, para que eles se sintam pertencidos. O local é deles, eles vivem ali e eles precisam estar integrados”, finaliza. 

Serra da Capivara também recebeu caminhão tanque

O Parque Nacional também recebeu no mês de fevereiro, através do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), um aliado de peso no combate aos incêndios. Trata-se de um caminhão Auto Bomba Tanque Florestal, um veículo pensando e adaptado para combate a incêndios florestais em Unidades de Conservação. 

O tanque tem capacidade de armazenamento de sete mil litros de água e mais de 600 metros de mangueiras para captação de água de lagos e rios.

Serra da Capivara também recebeu veículo especializado em combate de incêndios (Foto: Divulgação)

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES