O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, apresentou, nesta segunda-feira (2), o balanço do Primeiro Mutirão de Cirurgias Eletivas, realizado, simultaneamente, em dez hospitais regionais. Ao todo, 2.053 pessoas foram atendidas, em diversas especialidades, destacando as ginecológicas, ortopédicas, gerais, oftalmológicas e pediátricas.
“A realização do primeiro mutirão superou a meta de 2.000 cirurgias estipuladas, pois alcançamos um total de 2.053 procedimentos. Essa superação da meta demonstra o grau de dedicação dos nossos profissionais e de todos aqueles que fazem a Secretaria de Saúde para que nós pudéssemos atender a população piauiense”, afirma o gestor
Com este resultado, Florentino destaca a nova meta: contemplar mais de sete mil piauienses com cirurgia de catarata. “Nós estamos estimulados para essa meta, muito maior, que é o novo mutirão de cirurgias que vamos realizar em 2018. Nossa meta é zerar a fila. É uma meta ousada, vamos ter dificuldade e precisamos assumir o compromisso”, afirma, assegurando que os recursos, de R$ 5,5 milhões, são oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho.
Somente em cirurgias de catarata, o primeiro putirão beneficiou 602 pessoas, que foram atendidas em quatro hospitais: Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba; Dr. Mariano Lucas de Sousa, em Buriti dos Lopes; Regional Julio Hatman, em Esperantina e Gerson Castelo Branco, em Luzilândia, que realizou no último final de semana do ano de 2017, foram 100 procedimentos. As cirurgias gerais beneficiaram 868 pacientes e as ginecológicas, 365.
A realização do mutirão simultaneamente em dez hospitais regionais, que foi realizado em dois meses, teve grande envolvimento das equipes da rede hospitalar, assim como das equipes da Secretaria de Estado da Saúde. O Hospital de Buriti dos Lopes, por exemplo, antes mesmo da reinauguração, atendeu cem pessoas com cirurgias de catarata.
O centro cirúrgico do Hospital Regional Teresinha Nunes Barros, em São João do Piauí, foi reaberto e em menos de 30 dias, realizou 98 procedimentos. “Estamos gratos aos diretores dos hospitais, aos médicos, aos profissionais de enfermagem e a todos os funcionários dos hospitais que se dedicaram, abdicaram seus finais de semana e feriados, para podermos alcançar essa meta”, agradece Florentino.
Veja os números
1 – Hospital Regional de Campo Maior
Total de procedimentos – 200
2 – Hospital Regional Teresinha Nunes Barros – São João do Piauí
Total de procedimentos – 98
3 – Hospital Regional Deolindo Couto – Oeiras
Total de procedimentos – 232
4 – Hospital Estadual Dr. Mariano Lucas de Sousa – Buriti dos Lopes
Total de procedimentos – 100
5 – Hospital Regional Manoel de Sousa Santos – Bom Jesus
Total de procedimentos – 98
6 – Hospital Regional João Pacheco Cavalcanti – Corrente
Total de procedimentos – 101
7 – Hospital Estadual Dirceu Arcoverde – Parnaíba
Total de procedimentos – 265
8 – Hospital Regional Julio Hartam – Esperantina
Total de procedimentos – 412
9 – Hospital Estadual Gerson Castelo Branco – Luzilândia
Total de procedimentos – 321
10 – Hospital da Polícia Militar – Teresina
Total de procedimentos – 223