A Secretaria de Estado da Saúde comemora a marca de mais de 3 mil atendimentos de urgência e emergência em Neurocirurgia, no interior e no litoral do estado do Piauí neste ano de 2022. De janeiro a julho, foram 971 internações e 262 cirurgias neurológicas realizadas nos hospitais regionais de Floriano, Picos e Parnaíba.
No Hospital Regional Tibério Nunes (HRTN), em Floriano, foram realizados 1.129 atendimentos de urgência e emergência, 346 internações, 110 cirurgias e 421 atendimentos ambulatoriais. O serviço em Floriano já funciona desde 2017, implantado pela Sesapi e beneficiando toda a região.
No Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, foram 1.179 atendimentos de urgência e emergência; 332 internações e 71 cirurgias. Já no Hospital Regional Justino Luz (HRJL), em Picos, foram realizados 808 atendimentos de urgência e emergência; 293 internações e 81 cirurgias.
Segundo o Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, a Sesapi tem buscado pela descentralização do serviço de alta complexidade para que o piauiense possa receber atendimento sem sair do seu município. “O paciente recebe atendimento próximo de casa, sem precisar se deslocar para Teresina. Como é um atendimento precoce, as sequelas graves são reduzidas. Vamos trabalhar para que mais hospitais do interior do Piauí possam realizar esses atendimentos de alta complexidade”, afirma o gestor.