O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Teresina (Setut) se manifestou, por meio de nota sobre a proposta de implantação da "tarifa zero" para o sistema de transporte urbano da capital, anunciada nesta quarta-feira (11), pelo prefeito Dr. Pessoa.
Em nota conjunta com o Consórcio Operacional Integrado de Transportes de Teresina (SITT), os representantes informaram que todos os quatro consórcios participaram, individualmente, de reuniões com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) e agora aguardam a apresentação do plano de ação.
"Após essas breves apresentações da vontade do executivo, os Presidentes do Setut e do SITT vêm à público se manifestar, afirmando que as concessionárias são totalmente favoráveis e apoiam todas as iniciativas do Poder Público que objetivem a universalização no uso dos serviços de transportes urbanos e a ampliação da qualidade dos serviços ofertados", informou por meio de nota, posicionando favoráveis à implantação.
Contudo, esperam ações da Prefeitura para a implementação da nova política tarifária do passe livre.
"Para tanto, os consórcios através do SITT, ficarão no aguardo de que a Prefeitura, para o desenvolvimento desse interessante projeto municipal, apresente o mais breve possível seu plano e o respectivo conjunto de ações legais, sociais, operacionais e financeiras que permitirão a implementação da nova política tarifária e da remuneração adequada, contínua e segura dos serviços, sobretudo das garantias necessárias ao cumprimento das novas condições a serem fixadas", continua a nota.
O Setut e o SITT lembram que a Prefeitura de Teresina ainda possui pendências financeiras que persistem desde novembro de 2020 e cobram a quitação ou regularização desses débitos, "em demonstração do total entendimento sobre a imperiosa necessidade de serem cumpridos os contratos atualmente em vigor", diz um trecho da nota.
Uma coletiva de imprensa do Setut foi marcada para esta quinta-feira (12), às 12h, na sede do Sindicato, para tratar sobre a proposta da tarifa zero na capital. Devem participar o vice-presidente do SETUT, Marcelino Lopes e o coordenador técnico do Sindicato, Vinícius Rufino.