Shopping pinta funcionárias com tinta preta para anunciar descontos

A ação do shopping foi filmada e fotografada por motoristas

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um shopping de Águas Claras, no Distrito Federal, pintou o rosto de duas mulheres com tinta preta para anunciar as promoções da Black Friday. A ação foi registrada em vídeo, na tarde desta quinta-feira (22). Além do rosto escuro, as trabalhadoras também usavam perucas de cabelo crespo.

Conhecida como "blackface", a prática é considerada racista por historiadores, pesquisadores e ativistas do movimento negro. Segundo eles, essa pintura remete ao costume de pintar atores brancos de preto, no século 19, já que os negros não podiam atuar no teatro e no cinema.

A ação do shopping foi filmada e fotografada por motoristas e pedestres que passavam pelo local, e denunciada como publicidade racista em um grupo de moradores da região no Facebook.

"Quão absurdo é você virar a esquina e encontrar uma publicidade completamente pautada no RACISMO? Essa propaganda não foi somente ridícula, ela foi racista, usou-se BLACKFACE para fazer um anúncio sobre a Black Friday do shopping, é sério isso???? Vocês não cansam?", questionou uma moradora da região.

"As pessoas não cansam desse racismo entrelaçado na nossa história que vivem mascarando de “somos um país miscigenado”?? Taí a miscigenação de vocês, esse é o resultado... Porquanto, poucos estão prontos pra ajudar na luta contra o racismo, mas VÁRIOS estão prontíssimos para reverberar o discurso racista! "

Em nota, o marketing do Águas Claras Shopping pediu desculpas pela ação e informou que a campanha foi cancelada. Veja abaixo íntegra do posicionamento:

"Informamos que a ação realizada era uma estratégia de divulgação do evento Black Week. A partir do momento que percebemos que a ideia transmitida foi contrária da planejada, a cancelamos imediatamente.

A todos que se sentiram ofendidos com a ação, pedimos desculpas e reiteramos que em nenhum momento a ideia teve cunho ofensivo."

Black Friday

A Black Friday foi criada nos Estados Unidos como um dia de descontos em lojas de varejo. Em 2001, tornou-se o principal dia de vendas no país. Ele acontece logo após o feriado religioso de Ação de Graças, muito tradicional para os norte-americanos, em que se celebra a gratidão.

A data foi importada por outros países, até chegar ao Brasil em 2010. Começou apenas no comércio online, até se expandir para as lojas físicas.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES