Sites do Governo do Estado sofrem ataque hacker e são retirados do ar

Em nota, a ATI adiantou que as equipes seguem trabalhando nos ajustes necessários com uma previsão de retorno em até 48 horas destes sites.

o | i
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os portais da Polícia Civil e da Secretaria de Segurança do Piauí foram alvos de um ataque hacker na noite deste domingo (16) e foram retirados do ar pela Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI). Órgão informou que o acesso resumiu-se a somente uma “pichação” da página, não tendo alcance e impacto em outros servidores nem perda de dados.

Em entrevista ao Meionorte.com, Luciano Aguiar, Diretor técnico da ATI, explicou que a pichação, que é um tipo de ataque hacker, ocorre quando há um acesso indevido ao site, que sofre alterações visuais. Segundo ele, o ataque pode ter sido ocasionado por uma senha fraca de algum usuário ou vírus em um computador de algum servidor que facilitou o acesso externo.

Sites do Governo do Estado sofrem ataque hacker e são retirados do ar (Foto: Reprodução/ Internet) 

“Isso é quando eu tenho um site, onde tenho um gerador de conteúdo (área de administração), onde o cara invadiu essa área e lá ele alterou a página principal do site. A gente chama de pichação é isso, ele entra e altera alguma coisa do site. Isso já aconteceu com o site da prefeitura e no governo federal. A gete ainda está fazendo um diagnóstico, mas pode ter sido uma senha fraca de um usuário ou vírus no computador dele. Algum hacker acessou o site e fez a pichação”, explicou. 

Ainda de acordo com o diretor técnico, a ATI desligou o acesso ao servidor para fazer as correções de segurança necessárias. “Qualquer acesso indevido a um ambiente de servidor, é um ataque hacker. Pichação é um tipo. A ATI desligou o acesso desse servidor para que ninguém de fora possa mais acessar, para a gente fazer as correções de segurança. Todos esses portais estão no mesmo ambiente e temos que tirar do ar por segurança”, finaliza. 

Em nota, a ATI reiterou a informação e adiantou que as equipes seguem trabalhando nos ajustes necessários com uma previsão de retorno em até 48 horas destes sites.

A Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí –ATI informa que na noite do dia 16/01/2022 ocorreu um acesso indevido ao portal da Polícia Civil e Secretaria de Segurança, todavia destacamos que o acesso resumiu-se a somente “pichação” da página, não tendo alcance e impacto em outros servidores nem perda de dados.

Ao ser detectado o problema, a equipe, por medida de segurança, fez o desligamento do sistema para se preservar o ambiente e evitar novos acessos indevidos. É importante pontuar que a ATI encontra-se em fase de migração de todos os portais do Governo para um novo ambiente, mais seguro e atualizado. E que atualmente já encontra-se com 8 portais no novo formato, que não tiveram nenhum impacto, continuam disponíveis, como exemplo o https://portal.pi.gov.br/ati/.

Ressaltamos que todas as medidas já foram tomadas para evitar outra problemática similar futura e que a equipe da ATI está trabalhando nos ajustes necessários com uma previsão de retorno em até 48h destes sites.

 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES