Só um terço das cidades brasileiras têm museu, segundo dados do IBGE

A proporção demonstrou um aumento em relação a 2018, ano anterior de comparação, quando era de 25,9%

Só um terço das cidades brasileiras têm museu, segundo dados do IBGE | Rovena Rosa/Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Em 2021, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (1º), museus estavam presentes em 29,6% dos municípios brasileiros. Esse período foi marcado pela pandemia de Covid-19. A proporção demonstrou um aumento em relação a 2018, ano anterior de comparação, quando era de 25,9%. Este índice representa o maior patamar desde 1999, embora ainda corresponda a menos de um terço das cidades.

Além disso, o IBGE destacou que, em 2021, 23,3% dos municípios brasileiros possuíam teatros ou salas de espetáculo, um aumento em relação aos 20,6% registrados em 2018. Quanto à presença de cinemas, apenas 9% dos municípios contavam com esse equipamento cultural em 2021, indicando uma leve redução em comparação com os 10% registrados em 2018. Esses dados fazem parte do Siic (Sistema de Informações e Indicadores Culturais), que compila estatísticas provenientes de diversas pesquisas do IBGE.

Entre elas, estão a Munic (Pesquisa de Informações Básicas Municipais), que em 2021 investigou os 5.570 municípios do país, e a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua). O IBGE estima que, em 2021, 68,6% da população brasileira vivia em municípios com museus. Ou seja, a parcela restante, de 31,4% (quase um terço), não contava com a existência desse equipamento cultural em sua cidade. Conforme o instituto, 14,9% dos municípios estavam distantes mais de uma hora de localidades com museu. No Norte, essa proporção chegou a 70% das cidades. O Sul teve o menor percentual, de apenas 1,3%, seguido pelo Sudeste (5,3%).

Conforme apontado pelo IBGE, em 2021, 69,4% da população do país residia em municípios que contavam com teatros ou salas de espetáculo, enquanto 57,5% viviam em localidades com cinemas. O instituto também destaca que uma parcela de 18,5% das cidades brasileiras estava situada a mais de uma hora de distância de locais que ofereciam teatro. No caso dos cinemas, esse percentual era ainda maior, alcançando 34,4%.

(Com informações da FolhaPress - Leonardo Vieceli)

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES