Maria Sofia Valim, de 19 anos, teve morte confirmada neste sábado, 9, após complicações de uma cirurgia de transplante de fígado realizada na última quinta-feira, 7. Ela é filha mais velha do casal Vitor Valim (PSB), prefeito de Caucaia, e Gaída Dias.
A informação foi confirmada pelo próprio Valim em nota nas redes sociais."É com a mais profunda dor e tristeza que comunico a todos o falecimento da minha tão amada filha Sofia. Infelizmente, seu organismo não resistiu. Agradeço a todos pelas orações e carinho dedicados a mim e à minha família nesse momento de extremo sofrimento", diz o prefeito.
O caso de Sofia se tornou público nesta semana quando o prefeito anunciou que Sofia entrou na fila de transplante de fígado, devido ao agravamento do seu quadro delicado de saúde. Na ocasião, ele não disse exatamente qual o problema de saúde exato e pediu orações.
Dois dias após entrar na fila de transplante do Sistema Único de Saúde (SUS) Vitor Valim informou que Sofia conseguiu um doador compatível, devido à urgência, e realizou a cirurgia bem-sucedida. Na mensagem do prefeito, ele lembrou que as 48 horas posteriores à cirurgia seriam de observação do quadro clínico de sua filha, para saber se o corpo de Sofia reagiria bem e aceitaria o novo órgão.
“Deixo aqui os meus mais sinceros agradecimentos à família doadora pela sensibilidade e por ajudar a devolver a vida da minha filha. Que Deus os abençoe”, escreveu Vitor Valim nas redes sociais.