Seguindo as tendências climáticas de dezembro, os próximos dias prometem ser marcados por grande instabilidade em diversas regiões do país, com destaque para o Sul, onde são esperados volumes de chuva significativos.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todos os estados da região Sul devem registrar acumulados superiores a 100 milímetros nos próximos dias, acompanhados de ventos intensos que podem chegar a 100 km/h.
AVISOS DO INMET
O Inmet emitiu um aviso meteorológico de nível "laranja" para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o sul do Paraná, classificando as chuvas nessas áreas como de "perigo". Já nas demais áreas do Paraná, as chuvas também devem ocorrer, mas com acumulados que não ultrapassam 50 milímetros por dia.
Conforme o Inmet, os temporais estão previstos para ocorrer ao longo de todo o fim de semana, estendendo-se até a próxima segunda-feira (9).
Dezembro quente e chuvoso
A previsão para o início de dezembro aponta dias quentes e chuvosos, com tendência de chuvas acima da média no Norte, nordeste do Mato Grosso, São Paulo, sul de Minas Gerais e oeste do Piauí, segundo o Inmet.
A Climatempo prevê ao menos quatro frentes frias em São Paulo e Rio de Janeiro, favorecendo dois corredores de umidade. Já no Sul, a chuva deve ficar abaixo da média, exceto no leste de Santa Catarina e norte do Paraná. Apesar das chuvas, temperaturas acima da média são esperadas na maior parte do país.