SP: Via Sacra de Aparecida pede fim da guerra em Gaza

Em uma das cenas, uma mulher vestida com roupas típicas da região palestina carregou nos braços uma criança deitada e suja de poeira

Sob a cruz, apelo pela paz | Montagem/Meio
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

As celebrações da Sexta-Feira Santa na Basílica de Aparecida, no interior de São Paulo, iniciaram com a tradicional meditação da Via Sacra no altar principal do Santuário Nacional. A encenação da Paixão de Cristo, que acontece anualmente dentro da Basílica, contou com um elemento marcante: uma faixa pedindo paz em Gaza, em referência à guerra que ocorre no local.

Segundo o Santuário Nacional, a Via Sacra sempre busca abordar temas relevantes da sociedade atual. Em 2021, durante a pandemia, uma placa aos pés da cruz exibia o número de mortos pela Covid-19. Já nesta sexta-feira (29), a encenação fez referência à guerra entre Israel e Hamas, com o objetivo de pedir paz na Faixa de Gaza.

Em uma das cenas, uma mulher vestida com roupas típicas da região palestina carregou nos braços uma criança deitada e suja de poeira, simbolizando as vítimas do conflito. O corpo do ator que representou Jesus também foi envolto por um tecido escrito "paz".

No final da encenação, os personagens percorreram o corredor central da Basílica enquanto uma faixa branca de 11 metros de comprimento era estendida, com a mensagem "Paz na terra de Jesus", pedindo o fim da violência na região.

AJUDA HUMANITÁRIA: A Corte Internacional de Justiça (CIJ) ordenou, na quinta-feira (28), que Israel garanta a entrega de itens de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza. A CIJ, principal órgão judicial da ONU, com sede em Haia, nos Países Baixos, reconheceu a deterioração das condições no território e a necessidade de medidas urgentes para evitar a fome entre os habitantes.

A guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, iniciada em 7 de outubro, já causou milhares de mortes. Segundo dados do Hamas, 32.552 pessoas foram mortas na Faixa de Gaza, enquanto Israel contabiliza cerca de 1.160 vítimas. A decisão da CIJ visa amenizar o sofrimento da população civil em Gaza, pressionando Israel a garantir o acesso a serviços básicos e itens de ajuda humanitária.

Via Sacra na Basílica de Aparecida faz referência à guerra em Gaza — Foto: José Eymard/TV VanguardaPara mais informações, acesse meio.com

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES