Com início das aulas, é comum o trânsito de Teresina ficar sobrecarregado com a aglomeração de pessoas e acúmulo de veículos nos cruzamentos próximos às grandes escolas. Diante desse problema que a cada ano vem aumentando, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) iniciou na segunda-feira (3) uma nova operação nos cruzamentos das instituições de ensino do centro e da zona Leste.
A ação, que prossegue até o final de fevereiro, tem a finalidade de orientar o fluxo de veículos nos horários das 6h às 8h, das 11h30 às 13h30 e das 17h às 19h.
"Todo ano a gente faz uma operação voltada especificamente para as irregularidades de estacionamentos em locais proibidos e em fila dupla, que prejudica bastante o trânsito, principalmente nos horários de pico, tanto próximo de escolas quanto na área central", informou Dênis Lima, gerente de Fiscalização da Strans.
No centro de Teresina, essa ação acontece na Avenida Campos Sales com Rua 24 de Janeiro, no cruzamento das Ruas Olavo Bilac com 13 de Maio, Rua Álvaro Mendes com Doutor Arêa Leão, no cruzamento das Ruas Firmino Pires com Joaquim Ribeiro e na Avenida Frei Serafim com Tibério Nunes.
De acordo com o gerente, essa ação é proveniente do estudo do desempenho do trânsito dos anos anteriores.
"A gente verificou que existia uma dificuldade muito grande dos pais acessarem as escolas situadas nos cruzamentos de grandes avenidas. Descolcamos nossos agentes da frente das escolas e colocamos nos grandes cruzamentos que dão acesso a elas", falou.
Os cruzamentos selecionados são os que não possuem semáforo. Daí o motivo de tantos conflitos e disputas por espaço, o que gera congestionamentos e até mesmo acidentes de trânsito.
"O controle, seja na faixa de pedestres ou no trânsito, é para que os pais consigam sair com mais segurança viária. Nós vamos fazer isso durante todo mês de fevereiro e vai depender do impacto, se for muito bom, vamos continuar por dois ou 4 meses ou até o ano todo", declara.