Os mercados da capital são importantes elementos no dia a dia da sociedade, todos os dias inúmeras pessoas vão até as bancas desses mercados procurando por produtos mais frescos e com um preço mais em conta, o problema é que em alguns deles, a população reclama que a limpeza destes espaços deixa a desejar, e até mesmo baratas e ratos são vistos próximos aos produtos. Recentemente as reclamações vieram dos frequentadores do Mercado do Parque Piauí.
Segundo algumas denúncias, além do lixo, resto de alimentos e verduras jogados no chão, é possível em alguns casos ver baratas caminhando próximo a peixes e carnes, que são vendidos no mercado. Maria Alice é frequentadora do mercado do Parque Piauí e fala que nunca chegou a ver esses vetores, mas existem algumas situações desagradáveis que ela já presenciou.
"Às vezes, quando eu chego cedo aqui no mercado, próximo a algumas barracas de temperos, por exemplo, eu vejo jogados no chão pedaços de frango e carnes que ninguém recolhe. Essa situação incomoda quem vai até o mercado esperando um ambiente que convide a pessoa a comprar os produtos, mas desse jeito nós ficamos receosos de ir até o espaço", fala Maria.
Cristina Maria dos Santos trabalha há 30 anos no mercado e fala que a maior parte da sujeira fica próximo ao espaço de venda de carnes e peixes. "Olhando para perto dos depósitos desses produtos, podemos ver que existem muitos deles que ficam soltando sujeiras que escorrem desses alimentos, é um pouco nojento, existem equipes de limpeza, mas a sujeira volta a aparecer", fala a comerciante.
Raimundo Ribeiro é administrador do Mercado do Parque Piauí e fala que essa situação é recorrente e sempre que reuniões são realizadas com os permissionários essa é uma pauta constante. "Periodicamente, nós fazemos reuniões e pedimos o apoio deles para mantermos o espaço limpo, mostramos para eles que ao sujarem o espaço eles mesmos estão afastando os consumidores, mas muitos não escutam", fala o administrador.
Ele acrescenta ainda que chega a ser um problema cultural. "Nós temos duas equipes de limpeza que atuam diariamente, trabalhando pelo mercado, mas alguns dos comerciantes sempre voltam a sujar, mesmo que as equipes de limpeza tenham acabado de passar", fala Raimundo.
Outro ponto que o administrador destaca é a reforma que será feita no mercado, melhorando estruturalmente o espaço. "Estamos esperando a reforma, que ainda não tem data prevista, para reorganizarmos todo o espaço. A reforma em si já deveria ter sido iniciada, mas enquanto ela não vem, serão feitas obras menores, como a recuperação de banheiros, teto e azulejos para promover uma melhoria inicial do mercado. No entanto, é necessária uma conscientização dos comerciantes sobre manter o mercado limpo, uma vez que alguns deles são os responsáveis pela sujeira", aponta Raimundo Ribeiro.