Tarifa de energia elétrica terá aumento em julho, diz Eletrobras

Bandeira verde e sem custos foi substituída pela bandeira amarela.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Eletrobras Piauí informa que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou a mudança no sistema de bandeira tarifária para o mês de julho em todo o país. A bandeira vigente de cor verde e sem custos para o consumidor foi substituída pela bandeira amarela, que acrescentará R$ 2,00 a mais na fatura de energia para cada 100 kWh consumido.

De acordo com a gerente de Faturamento, Glauco Rodrigues, o sistema de bandeiras tarifárias foi instituído pela Aneel em 2015, como forma de recompor os gastos com a utilização de energia de usinas termelétricas.

“Sempre que ocorre  escassez de chuvas e a captação dos reservatórios é afetada, o governo aciona outras fontes para assegurar o abastecimento. Nesse caso, a bandeira fica amarela ou vermelha de acordo com o custo da fonte utilizada”, explicou o gerente.

Ele sugere aos consumidores ações simples para economizar energia elétrica e baratear os custos da fatura no final do mês. 

Confira algumas dicas importantes!

Ar-condicionado

Desligue o aparelho quando o ambiente estiver desocupado; Mantenha janelas e portas fechadas quando o ar-condicionado estiver funcionando;

 Lâmpadas e iluminação

Evite acender lâmpadas durante o dia. Aproveite a luz do sol, abrindo bem janelas, cortinas e persianas;

Apague as lâmpadas dos ambientes desocupados;

Televisão

Desligue o aparelho se não houver ninguém assistindo; Evite dormir com a televisão ligada. Se ela tiver recursos de programação, use o timer.

Celular

Não deixe o aparelho carregando ao longo da noite. Retire da tomada quando a bateria estiver carregada.

Geladeira e freezer; Não deixe a porta aberta sem necessidade ou por tempo prolongado;

“São pequenas mudanças de hábitos que ajudam as pessoas a economizar”, finalizou o gerente.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES