![reprodução | reprodução](/uploads/imagens/2022/11/14/webp/tartaruga-verde-resgatada-em-praia-do-piaui-morre-apos-ingerir-plastico-ecae5215-1cc7-4d4e-8684-73d0c7e28a17.jpg.webp)
O Instituto Tartarugas do Delta (ITD), que realiza monitoramento de praias na região do Delta do Parnaíba, no Piauí, postou nas redes sociais registros de uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) juvenil que morreu após ingerir uma grande quantidade de plástico. As imagens, divulgadas neste domingo (13), mostram o bicho sendo examinado por especialistas e o material encontrado no estômago do animal.
A tartaruga-verde foi achada encalhada pela estudante Grazzi Rocha na praia do Arrombado, em Luís Correia, no dia 4 de novembro. O animal foi resgatado e chegou a ser encaminhado para a unidade de reabilitação do Instituto Tartaruga do Delta, situado no Sesc Praia, mas não resistiu e morreu.
![Tartaruga-verde resgatada em praia do Piauí morre após ingerir plástico (Foto: reprodução)](/uploads/imagens/2022/11/14/fac80557-69aa-489d-8654-abc5dcf97eff-441fca74-67a4-4516-9b25-285b133fb401.jpg)
“No exame clínico, foi constatado que o animal apresentava dificuldade para respirar, presença de secreção ocular e nasal, quadro de caquexia e enoftalmia. Foi iniciado um protocolo terapêutico a base de fluidoterapia com suporte vitamínico e antibioticoterapia”, disse, em nota, o Instituto.
Após a avaliação, a tartaruga foi deslocada para a realização de exames complementares em uma clínica parceira do ITD, onde foi feito exame de imagem, sugerindo compactação em região de intestino e secreção pulmonar. O animal não resistiu e acabou morrendo.
Segundo o ITD, foi confirmado o quadro de compactação na região do intestino e estômago por conta de uma grande quantidade de plástico, como embalagens de doces, canudo, sacola plástica, fragmento de cano PVC, fragmento de linha de pesca e linha de carretel (pipa), o que provocou complicações gastrointestinais na tartaruga.
Nas redes sociais, a estudante Grazzi Rocha lamentou a morte do animal. “Ver uma vidinha tão linda que se foi por nossa culpa, é doloroso”, disse.