A Apple está prestes a introduzir uma inovação revolucionária que permite aos usuários controlar seus iPhones e iPads exclusivamente com o movimento dos olhos, através do rastreamento ocular. Esta tecnologia, potencializada por inteligência artificial, foi desenvolvida com foco especial na comunidade de pessoas com deficiências motoras, oferecendo maior autonomia e acessibilidade na interação com os dispositivos.
O QUE PODERÁ SER FEITO?
Com esta inovação, os usuários poderão percorrer os menus, iniciar aplicativos, fazer seleções e até mesmo digitar apenas com o movimento dos olhos. Utilizar o recurso será tão simples quanto fixar o olhar no ícone ou item desejado por alguns segundos para ativá-lo.
Como funciona o rastreamento?
- O recurso de rastreamento ocular usa a câmera frontal dos aparelhos e aprendizado de máquina.
- Todos os dados usados para configurar e controlar a nova função são mantidos com segurança no dispositivo e não são compartilhados com a Apple, destaca a empresa.
- A empresa afirma que a novidade pode funcionar em aplicativos para iPhone e iPad sem necessidade de acessórios ou hardware extra.
Também foi anunciado uma função para reduzir o enjôo ao usar um iPhone ou iPad em um veículo em movimento. O recurso usa sensores dos dispositivos e poderá ser ativado ou desativado na central de controle.
Até o final deste ano, todos os usuários de iPhone e iPad poderão desfrutar dessa funcionalidade, com a expectativa de que seja anunciada oficialmente durante o evento WWDC de junho, ao lado do lançamento do iOS 18 e do iPadOS 18.