Acesso ao Facebook via celular será gratuito pela 1ª vez nos EUA

Comum em países emergentes, estratégia chega ao principal mercado. Nos EUA, T-Mobile fechou parceria; no Brasil, já foram Claro, Oi e TIM.

O acordo com a tele norte-americana vale apenas para smartphones | Reprodução internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A operadora de telefonia norte-americana T-Mobile anunciou nesta segunda-feira (23) que oferecerá acesso gratuito nos Estados Unidos aos usuários que entrarem no site de Mark Zuckerberg via smartphone.

O Facebook irá importar a partir de janeiro para o país onde possui o maior número de usuários uma estratégia que adota há anos em países emergentes, como a Índia, Indonésia, México, Vietnã e até o Brasil. Com os acordos firmados com operadoras de telefonia locais, o objetivo é só aumentar a quantidade de membros da rede social e o tempo que eles gastam no site.

Nos Estados Unidos, a parceria entre Facebook e T-Mobile vale apenas para quem contratar os serviços pré-pagos de baixo custo da marca GoSmart Mobile. Além do site, o bate-papo do Facebook também terá acesso gratuito.

Do 1,19 bilhão de pessoas com contas no Facebook, quase 74% acessam o site por meio de celulares ou tablets.

No momento inicial, o acordo com a tele norte-americana vale apenas para smartphones, mas depois incluirá os chamados ?feature phones?, celulares mais simples que acessam a internet. O programa ?Para qualquer telefone?, voltado a esses aparelhos, atingiu 100 milhões de pessoas no mundo todo.

Os preços dos pacotes nos EUA variam de US$ 25 a US$ 45. No Brasil, a rede social já fez acordos similares com as operadoras Claro, Oi, TIM e Nextel.

Se por um lado, o Facebook tenta baratear o acesso ao seu site por meio de acordos com teleoperadoras, por outro, a rede social, ao lado de outras empresas de tecnologia, tenta aumentar a inclusão digital.

Junto das fabricantes Samsung e Nokia (eletroeletrônicos), Ericsson (equipamentos de telecomunicação), Qualcomm e Media Tek (semicondutores) e do navegador Opera, o Facebook quer desenvolver soluções para levar internet aos 5,4 bilhões de pessoas sem internet no mundo.

Por sua vez, outra gigante, o Google tem seus próprios projetos para implantar infraestrutura de rede em localidades onde ela não existe e levar conexão a locais de difícil acesso.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES