A Amazon anunciou oficialmente na terça-feira (6) o início das vendas de kits de teste da própria fabricante para detectar a presença do vírus causados da covid-19 no organismo.
Os kits da Amazon estão aprovados para uso emergencial pela Food and Drugs Administration (FDA) apenas nos Estados Unidos e custam US$ 39,99 — cerca de R$ 207 em conversão direta de moeda.
O Amazon COVID-19 Test Collection Kit DTC é um kit para ser utilizado por uma única pessoa e sem sair de casa. Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode fazer o procedimento, mesmo que não apresente sintomas.
Segundo a empresa, todas as etapas levam ao todo 20 minutos. A pessoa precisa utilizar um cotonete que acompanha o kit para coletar uma amostra da cavidade nasal, guardá-lo em um tubo de coleta, envolver o item em um saco plástico e depois em uma caixa — tudo isso parte do pacote enviado via Amazon Prime ao consumidor.
A encomenda precisa ser devolvida para a empresa em um processo sem custos adicionais. Ao todo, a Amazon já teria efetuado o teste em 750 mil pessoas, incluindo funcionários de vários países.
Os testes da Amazon são processados nos laboratórios da empresa a partir da modalidade RT-PCR, considerado de alta precisão e agilidade. Em cerca de 24 horas, o resultado é enviado para o celular cadastrado do paciente. Esse formato é aceito inclusive em viagens nacionais e internacionais.