Aplicativos para celular ajudam usuários a aprender inglês; saiba

Ele tem a função de aprimorar o aprendizado e facilitar a vida do usuário.

Aplicativo ajuda no inglês. | Voxy
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os autodidatas ganharam uma mãozinha para aprender novas línguas usando aplicativos para celular. Sem a pretensão de substituírem professores ou cursos, os aplicativos entram no mercado com a função de aprimorar o aprendizado e facilitar a vida do usuário em viagens para o exterior, além de serem uma excelente alternativa para quen está sem tempo e dinheiro para continuar um curso.

“Aprender inglês na escola da vida”, é o slogan do Voxy, um aplicativo para iPhone e Android que ajuda no aprendizado da língua inglesa de diversas formas:

Ele envia mensagens com notícias do dia a dia sugerindo a tradução das palavras mais difíceis para o usuário ampliar seu vocabulário e melhorar sua gramática;

Pelo GPS, sugere locais a serem visitados e disponibiliza frases em inglês de acordo com as situações, para o usuário se virar melhor ao visitar países de língua inglesa. Se tem um restaurante por perto, ele aponta, ajuda a entender o menu e a fazer o pedido, por exemplo;

Há um dispositivo de reconhecimento de imagens, que funciona pela câmera do celular, que identifica objetos e diz seu nome em inglês.

Quando foi lançado no Brasil, em agosto de 2011, o aplicativo tornou-se o mais baixado da categoria Educação da App Store. Já são 175 mil downloads no país. Ele também é o mais baixado na Argentina, México, Equador, Chile, Colômbia, Venezuela, entre outros países latinos. Para baixá-lo, o usuário não paga nada. Com uma mensalidade de US$ 1,99, tem acesso a conteúdo extra. “Voxy é uma plataforma aberta que transforma as experiências da sua própria vida em um programa eficaz de aprendizagem de línguas”, declarou Sonny Byrd, Diretor de Marketing da Voxy. Por enquanto, o aplicativo só funciona para melhorar o inglês de quem fala português e espanhol, mas a empresa tem planos de ampliar para outras línguas.

O Busuu, aplicativo disponível para iPhone e Android, também tem a função de auxiliar usuários aplicando um extenso vocabulário a situações diárias. Disponível em 10 idiomas, também pode ser baixado gratuitamente, mas cada nível do curso tem o custo de US$ 3,99. O diferencial aqui é que o progresso de aprendizagem pode ser sincronizado com o Busuu.com, uma rede social de estudantes de línguas, com mais de 5 milhões de usuários.

O concorrente Na Ponta da Língua tem foco no auxílio à conversação. Também pode ser baixado gratuitamente e dá suporte a conversas com os temas: viagens, compras, serviços, férias e relações sociais. Há ainda outros aplicativos com foco em línguas disponíveis aos usuários. Aos que estiverem dispostos a aprender inglês sozinhos, vale fazer um teste.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES