O Foursquare apresentou nesta quinta-feira (1º) o aplicativo Swarm, para que as pessoas possam localizar quais amigos estão próximos a ela. A empresa é a responsável pelo desenvolvimento do aplicativo de mesmo nome, famoso serviço de geolocalização em que é possível avisar aos outros dos lugares frequentados.
Segundo o Foursquare, o aplicativo é usado de duas formas: para se encontrar com amigos e para descobrir novos lugares. ?Todo mês, dezenas de milhões de pessoas abrem o aplicativo para fazer ambas as coisas?, informou o aplicativo.
O intuito do lançamento é concentrar a interação com os amigos no Swarn. O aplicativo começará a ser liberado para smartphones Android e iPhones a partir da segunda semana de maio em todo o mundo. Os interessados podem pedir para serem avisados no site do app.
?Com Swarm, você pode facilmente ver quais dos seus amigos estão por perto, calcular quem está disposto a tomar algumas bebidas mais tarde e compartilhar o que você está disposto a fazer (mais rapidamente e facilmente do que é possível fazer com o Foursquare hoje)?, afirmou a empresa.
Apesar de o próprio Foursquare afirmar que seu aplicativo já é usado com esse propósito, o anúncio do Swarm ocorre depois de o Facebook lançar em abril uma atualização que transforma seu app em um localizador de amigos. A função "Friends Nearby" avisa quem são as pessoas que estão por perto.
Renovação
Após a reunião da localização de amigos no Swarm, o aplicativo Foursquare também passará por mudanças. A renovação pretende distanciar a forma como é feita atualmente a busca por estabelecimentos comerciais no aplicativo, que, segundo o Foursquare, ?é como a uma versão digital de navegar pelas Páginas Amarelas?.
Devido à tecnologia de georeferenciamento, o Foursquare é fonte de informação sobre bares, restaurantes e toda sorte de loja para outros aplicativos, assim como o Google Maps, para mapas, e o Facebook, para informações pessoais e como facilitador de logins.
As mudanças não foram detalhadas, mas o Foursquare deu algumas pistas. A sugestão de estabelecimentos deve ser feita pelas pessoas próximas e também por especialistas, deixando a indicação de estranhos aos usuários em segundo plano. ?Nós acreditamos que a busca local pode ser personalizada aos seus gostos e informada pelas pessoas em que você confia?, afirma.
?O app deve estar disponível para responder questões como ?me dê um lugar bom para jantares íntimistas? e não apenas ?me diga o posto de gasolina mais próximo??, informa a empresa.