Circulam rumores de que a Apple está preparando um serviço de streaming de músicas que irá competir com as plataformas Spotify e Pandora. A empresa já negocia com gravadoras e selos musicais para viabilizar a nova empreitada, noticiou o New Musical Express, citando informações do Wall Street Journal.
Enquanto Spotify e Pandora limitam o número de vezes que o usuário pode reproduzir determinada faixa, a ideia da Apple seria fazer um acordo de licensiamento mais flexível. Ainda não se sabe se o serviço da criadora do iTunes terá uma versão gratuita ou se só estará disponível para assinantes.
Spotify e Pandora oferecem versões gratuitas de seus serviços de reprodução de música, no qual incluem publicidade. Essa é uma possibilidade para o novo projeto da Apple mas, nesse caso, não há definição se a companhia irá dividir a receita gerada pela publicidade com os selos e gravadoras, ou se fechará pacotes de licensiamento.
Segundo o NME, é bastante provável que a Apple vá extender a novidade a aplicativos para seus dispositivos móveis iPhone e iPad, e pode ser que os usuários que já tem conta no iTunes possam acessar o serviço de streaming com os mesmos dados de login.
Ainda não há previsão de lançamento do serviço, que também não deverá ser anunciado junto com o iPhone 5.