Apps de mobilidade aumentam poluição em 70%

O impacto aparece principalmente nas grandes cidades

Mobilidade | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists na terça-feira (25) revelou que as viagens feitas em aplicativos de transporte como Uber e Lyft resultam em um aumento médio de 69% na poluição climática. O impacto aparece principalmente nas grandes cidades, onde as corridas solicitadas nos apps de mobilidade substituem viagens de baixo carbono, como transporte público, ciclismo ou caminhada.

Segundo o estudo, há dois fatores principais que fazem das corridas de Uber e Lyft um problema climático. O primeiro é que elas são mais poluentes do que uma viagem em carro particular, já que contribuem para o chamado "deadheading" de motoristas, fenômeno que ocorre quando o veículo circula sem passageiros.

A segunda razão é que as corridas em aplicativos de mobilidade não estão substituindo as viagens em carros particulares, mas aumentando a circulação de veículos na rua. O relatório aponta que, se comparada a viagens em carros pessoais, as viagens feitas a partir desses apps produzem cerca de 47% mais emissões de carbono.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES