O BPI-F2S é a nova versão do Banana Pi, minicomputador que cabe no bolso do usuário e que conta com placa voltada para executar tarefas mais pesadas. Concorrente direto do Raspberry Pi, a nova versão do miniPC oferece suporte a sistemas Linux (Debian ou Fedora), conta com processador ARM de quatro núcleos e 1 GHz de velocidade e é destinada ao uso em sistemas embarcados para a criação de dispositivos de Internet das Coisas (IoT). O Banana Pi já está disponível para compra no mercado chinês, com preço de US$ 58, cerca de R$ 244 na conversão direta. A notícia é do site Tech Tudo.
O perfil mais profissional da placa explica as razões pelas quais o miniPC conta com especificações mais simples. Ao contrário de modelos como Raspberry Pi 4, que pode ser usado como um computador comum, o novo Banana Pi tem uso mais restrito. É esperado que o novo modelo do minicomputador consiga executar as principais tarefas de objetos que fazem parte da Internet das Coisas, como geladeiras, aspiradores de pó e lâmpadas inteligentes.
Nesse sentido, além do processador de 1 GHz, a placa oferece 128 ou 512 MB de memória RAM, 8 GB de espaço para dados, que podem ser expandidos usando um cartão de memória do tipo microSD. O Banana Pi conta também com conexões GPIO de 40 pinos, a mesma usada nos modelos Raspberry. Este tipo de conexão é capaz de permitir que o miniPC seja compatível com acessórios e sensores de outros produtos. Há também pinos FGPA para conexões com placas desse tipo.