A BitTorrent está desenvolvendo um novo aplicativo de chat seguro, o qual os usuários já podem testar gratuitamente. Chamado BitTorrent Bleep, o programa promete manter as conversas dos internautas privadas e evitar que elas sejam interceptadas. Interessado em garantir seu convite de teste? Então confira como acessar o recurso do BitTorrent e manter suas mensagens "em segredo".
O Bleep faz parte de uma nova leva de serviços que apostam na privacidade. Segundo a BitTorrent, a ideia é aplicar tecnologias de distribuição para bate-papo, o que significa que não serão necessários servidores. Isso permite que as pessoas façam contato direto, umas com as outras, sem ter o risco de expor suas informações.
O próprio nome Bleep ? a onomatopeia em inglês para ?bip? ? é baseado no conceito: ?Nós nunca vemos suas mensagens ou metadados. No que nos diz respeito, tudo o que você fala é um bip para nós?, explica a desenvolvedora.
Disponível somente para os sistemas operacionais Windows 7 e 8, o Bleep está disponível em fase de testes "pré-alpha" e pode apresentar alguns bugs.
Por enquanto, o serviço só está disponível mediante convite: o internauta precisa acessar o site da BitTorrent Labs (labs.bittorrent.com/experiments/bleep/) para cadastrar seu e-mail. No entanto, um vez aceito, o usuário poderá convidar outras pessoas e isso é facilitado por meio de um recurso que permite importar endereços de amigos diretamente de contas do Google.
Nesta fase, o Bleep aceita mensagens de texto e voz, somente para usuários online, e as contas só podem ser usadas em um único dispositivo/computador, ou seja, não podem ser movidas. O recurso de se comunicar com usuários offline deve ser adicionado mais adiante, segundo o comunicado.
A BitTorrent já adiantou que planeja lançar versões para outras plataformas no futuro. Além disso os usuários do aplicativo terão várias formas de se conectar, podendo usar e-mail, número de celular ou em modo incógnito, sem a necessidade de usar informações pessoais para se identificar.