O "Estudo de Comércio Eletrônico na América Latina", realizado pela AméricaEconomía Intelligence, mostrou que o comércio eletrônico no país cresceu 43% em 2011. Com 25 bilhões de dólares gastos em compras online durante o ano, o Brasil é o primeiro país latino-americano a alcançar 1% do seu PIB em vendas pela internet.
Ainda de acordo com o estudo, o crescimento do e-commerce nos últimos dois anos na América Latina e no Brasil foi possível devido a fatores como maior segurança - e consequentemente maior confiança - para as operações online, maior poder aquisitivo da população e as facilidades em compras via cartão de crédito.
Além disso, a criação de plataformas para compras coletivas e canais como o social commerce (comércio proveniente das redes sociais) foram fatores importantes que contribuíram para que a população adquirisse o hábito das compras online. Até 2015, estima-se que as compras efetuadas através da internet móvel também ganhem força, impulsionadas pelo crescimento do uso de aparelhos móveis, como smartphones. A organização estima que a penetração desse dispositivos deve chegar a 50%.