Na madrugada desta quarta-feira (13) chegou ao Brasil o novo caça F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave chegou em Santa Catarina através do Porto de Navegantes, no Litoral Norte do estado. O caça foi fabricado pela empresa sueca Saab e transportado até o aeroporto da cidade em uma forte esquema de segurança durante a madrugada.
A nave supersônica embarcou em terras suecas por meio do Porto de Norrkoping, no navio MV Florijngracht. Após dias pelo mar, a aeronave foi descarregada no berço 2 do Portonave. O F-39 Gripen tem cerca de 4,5 metros de altura, 14 metros de comprimento e envergadura de 8,6 metros.
A velocidade é um dos pontos altos e impressiona, com máxima de incríveis 2,4 mil km/h, duas vezes a velocidade do som. Além de voar a cerca de 16 mil metros de altitude, o F-39 Gripen é sucesso e se estabeleceu como um dos modelos de aeronaves mais usados por forças aéreas em todo o mundo.
O trabalho de transporte foi divulgado nesta quinta-feira (14) foram dezenas de funcionários envolvidos no processo, desde o içamento do caça até a retirada dele de dentro do navio. Desde o ano de 2020, mais de sete aeronaves do mesmo modelo desembarcaram no Brasil. O Gripen tem baixo custo de operação, alta disponibilidade e conta com tecnologia.
A chegada de mais uma aeronave reforça o programa Gripen Brasileiro, parceria entre Brasil e Suécia. A ação busca fomentar o desenvolvimento e fornecimento de caças no país. A parceria existe desde 2013 e o contrato com o país inclui ainda suporte logístico, sistemas de suporte e equipamentos relacionados, treinamento e armamentos.