De cara quando o celular está lento nem sempre a memória pe a culpada. Pense em seu celular: ele está lento, alguns aplicativos vivem travando ou programas que você nunca ouviu falar começaram a aparecer no aparelho? Se a resposta for sim para uma dessas perguntas, o seu telefone pode estar com vírus.
As características acima são alguns alertas de que o nosso celular pode estar em risco, explica Denise Giusto Bilic, pesquisadora de segurança digital da ESET na América Latina. O mais preocupante é que algumas ameaças estão escondidas em mensagens do WhatsApp, de email e até publicações em redes sociais.
Os tipos mais comuns, segundo o analista de segurança da Kaspersky Lab Thiago Marques, são: Programas falsos que se instalam nos aparelhos para roubar dados (usuários, senhas, informações pessoais); Códigos maliciosos que sequestram o celular e travam as suas funções. Para desbloqueá-lo, os cibercriminosos exigem um pagamento (ransomware);
Programas que executam automaticamente uma quantidade de anúncios sem a permissão do usuário (Adware).
Descubra se seu aparelho está com vírus observado se ele está fechando App do nada, bateria acabando rápida demais, cobrança inesperada ou desconhecida de créditos bancários, internet não dura.
Meu celular foi infectado, e agora?
Primeiramente, troque as senhas de email, redes sociais e outros programas que solicitam a autenticação. Não é possível ter certeza do que o programa malicioso fez dentro do seu celular. Então é melhor prevenir. (OBS: faça as alterações usando outro dispositivo e não o aparelho infectado). Depois disso, há algumas alternativas a serem feitas: Siga o passo a passo disponibilizado pelo antivírus para que o programa apague o código malicioso. Ou procure direto uma assistência técnica para que ela ajude no processo.