Semelhante ao Tinder, a Umatch é um aplicativo de namoro, mas que possui um diferencial: ele é destinado para uso exclusivo de estudantes universitários.
A plataforma, disponível para usuários de Android e iPhone (iOS), alcançou recentemente a marca de 40 mil usuários, já tendo registrado mais de 700 mil matches. Até o momento, a Umatch só está disponível para o estado de São Paulo.
O funcionamento da Umatch é semelhante ao de outras plataformas. Para participar, é preciso criar um perfil, analisar os pretendentes, aprovar ou reprovar as pessoas e demonstrar interesse até "dar match" com alguém.
Entre os recursos oferecidos pelo aplicativo, o "Filtro Universitário" permite que o usuário filtre perfis desejados por universidade, curso e idade. Além disso, o app possui sistema de gamificação que oferece recompensas ao usuário, como visualizar quem curtiu o seu perfil.
Para acessar a Umatch é preciso receber um convite de alguém que já utiliza a plataforma e comprovar que tem vínculo com uma universidade.
Segundo os desenvolvedores do app, esse requisito aumenta a segurança do app, especialmente entre as mulheres, que atualmente são o maior público do serviço, contabilizando 43,76% do total de membros.
Outra forma de entrar na Umatch é recorrer à própria universidade. As instituições de ensino podem entrar em contato com a administração do serviço e solicitar acesso ao aplicativo para seus alunos, liberando inscrições para os estudantes por meio das redes sociais.