Conheça o carro futurista que “come” poluição do ar - Está previsto que tenha tanto um modo autônomo quanto controlado pelo motorista

Embora seja inovador, críticos não estão convencidos de que seja capaz realmente de ajudar o meio ambiente. - Está previsto que tenha tanto um modo autônomo quanto controlado pelo motorista

Slide 4 de 4

Está previsto que tenha tanto um modo autônomo quanto controlado pelo motorista

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

"Não consigo ver como este carro pode dar uma contribuição significativa para resolver os vários problemas associados à posse e uso de automóveis", diz à BBC Peter Wells, professor de negócios e sustentabilidade no centro de pesquisa da indústria automotiva da Cardiff Business School, no País de Gales. "A contribuição desse carro para a limpeza do ar de nossos poluídos centros urbanos seria tão pequena que seria impossível medir."

"Isso fica logo evidente se você comparar o volume de ar que provavelmente passará pelo sistema de filtragem do carro com o volume total de ar."

Nova sala?

A segunda grande ideia por trás do design do carro é como um espaço alternativo para uso dos proprietários. "A covid levantou a questão da crise de espaço. Muitos de nós vivemos em apartamentos e casas e precisamos de mais espaço, de um escritório ou espaço para estudo", diz Heatherwick. Com um bilhão de carros no mundo que são usados por cerca de apenas 10% do tempo, há espaço para eles se tornarem "imóveis valiosos", completa. Ele se inspirou nos assentos de primeira classe dos aviões, que são usados "para dormir, comer, se divertir e trabalhar".

"O carro se torna um espaço comum quando não se está dirigindo."O veículo deve ser vendido por cerca de 40 mil libras (aproximadamente R$ 287 mil) — algo que Heatherwick descreveu como "um luxo nada louco". Wells não acredita que o carro possa ser produzido em sua forma atual.

"A indústria automobilística tem um longo histórico de empolgação em torno dos carros-conceito, mas a transição para a produção — se é que acontece — geralmente significa que os recursos empolgantes são substituídos por algo mais mundano, capaz de ser fabricado, prático no uso e econômico."

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES