Na Bélgica, um menino de apenas 13 anos de idade, identificado como Lucas, se tornou a primeira criança em todo o mundo a se curar de um câncer raro e agressivo que atinge o cérebro. Ele é conhecido como glioma do tronco cerebral ou também apenas pela sua sigla DIPG.
O tumor cerebral geralmente aparece em crianças nas idades de 4 a 6 anos, um dos grandes problemas do DIPG é que seu diagnóstico é extremamente difícil. Geralmente a grande parcela dos pacientes que são acometidos com esse tipo de câncer não sobrevivem mais do que um ano após o diagnóstico.
A família de Lucas descobriu que a criança tinha a doença aos 6 anos de idade. Entretanto, sem a opção de tratamento tradicional, os pais de Lucas decidiram por uma nova maneira para tratar a doença: o estudo clínico Biomede, que testava novos medicamentos para o tratamento do tumor.
A criança reagiu muito bem aos medicamentos Everolimus, que atacam as células tumorais por dentro. Exames de ressonância magnética mostraram que o tumor estava desaparecendo logo nos primeiros meses de tratamento. Lucas não apresenta sinais da doença há um ano e meio, sendo considerado curado.
Com isso, Lucas foi o primeiro caso de remissão do câncer na história. Não se sabe como a criança reagiu tão bem ao tratamento, porém médicos acreditam que fatores biológicos podem influenciar durante o processo. A cura de Lucas pode ser o começo para novas pesquisas e avanços no combate ao tumor.