Dona da TikTok demite centenas e vai encerrar seus negócios com games

A empresa está considerando também a possibilidade de vender títulos já lançados, marcando uma mudança estratégica

Tiktok | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A ByteDance, empresa chinesa proprietária do aplicativo TikTok, planeja demitir centenas de funcionários de sua divisão de jogos e encerrar as operações de seu principal estúdio de games, o Nuverse, abandonando assim esse segmento de mercado.

A empresa está considerando também a possibilidade de vender títulos já lançados, marcando uma mudança estratégica após sua incursão no mercado de jogos no pós-pandemia. Esse recuo da ByteDance representa uma vitória para sua concorrente Tencent, que detém uma posição dominante nesse setor na China.

Entre os estúdios que a ByteDance planeja vender está o Moonton, adquirido em 2021 por US$ 4 bilhões e conhecido pelo jogo Mobile Legends: Bang Bang.

"Revisamos regularmente nossos negócios e fazemos ajustes para nos concentrarmos em áreas de crescimento estratégico a longo prazo. Após uma revisão recente, tomamos a difícil decisão de reestruturar nosso negócio de jogos", declarou um porta-voz da ByteDance.

A ByteDance, fundada há pouco mais de uma década, tornou-se uma líder global na internet graças aos vídeos virais do TikTok e do Douyin, seu equivalente na China. Atualmente, a empresa possui um valor de mercado superior a US$ 200 bilhões.

Nos últimos anos, a ByteDance tentou ingressar no setor de jogos, adquirindo estúdios e direitos exclusivos de distribuição de títulos. Seu maior sucesso nessa empreitada foi o jogo para celular de RPG de ação "Crystal of Atlan". Internacionalmente, distribui o popular jogo de cartas "Marvel Snap", do estúdio americano Second Diner.

A partir de agora, a ByteDance planeja concentrar-se em seus negócios principais, que incluem vídeos curtos e e-commerce. Recentemente, a empresa também recuou em outra iniciativa, demitindo quase um quarto de seus funcionários da divisão de realidade virtual, a Pico.

Enquanto isso, a Tencent continua sendo a líder indiscutível no setor de jogos na China. A empresa, beneficiada pelo grande tráfego de usuários através de seu serviço de mensagens, o WeChat, acumulou uma extensa biblioteca de títulos, tanto na China quanto no exterior, por meio de aquisições.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES