Especialista dá dicas de como não cair em golpes virtuais

Erenito Jr. é técnico avançado em celulares e informática e explica que clicar em links pode ser prejudicial

Erenito Jr. | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os crimes virtuais cresceram em 175% no Brasil durante a pandemia da Covid-19. Os dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O estelionato é o principal deles, e muitas vezes essas contravenções são aplicadas contra pessoas desatentas quanto ao uso de redes sociais e smartphones. Golpes financeiros, como o de boletos falsos e o famoso golpe do pix, estão cada vez mais comuns.

O primeiro passo é um pouco óbvio: cuidado com as senhas e logins. Aposte em chaves mais difíceis de serem decodificadas, com o uso de pontos gráficos, letras maiúsculas e números. Além disso, a autentificação de dois fatores, anotando os códigos, e a ativação da biometria, com o uso imprescindível da digital, por exemplo, também podem evitar estas situações.

 Erenito Jr., técnico avançado em celulares e Informática | foto: Divulgação

Os links enviados por e-mail, whatsapp ou mesmo via SMS também podem ser um grande problema. Em Teresina, usuários reportaram golpes com promessas de emprego durante o mês de novembro. 

A atenção aos links deve ser a mesma quando um amigo enviar. "Ali pode já não ser mais ele e o perfil já ter sido roubado. A mesma dica serve para quando lhe solicitarem algum codigo que chegou em seu número, e-mail, etc", revela Erenito Jr., técnico avançado em celulares e Informática.

Erenito explica que “a internet é como na nossa vida, sempre tem alguém querendo levar vantagem em algo”. “Você tem que sempre ficar com um pé atrás sobre isso, desconfie de ofertas mirabolantes e cheque o máximo de informações possíveis. Nunca saia clicando em tudo que vê e muito menos instale qualquer coisa em seu dispositivo”, acrescenta.

É importante sempre observar a URL do link que estão lhe enviando. “Muitas vezes é um dominio parecido com o original e é aí que voce pode perder tudo que tem na internet, inclusive o que tiver em suas contas bancárias”, finaliza Erenito.

Para mais dicas, acompanhe o Erenito nas redes sociais: @jntelecom e @erenitojunior.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES