Um grupo de estudantes da Universidade de Columbia desenvolveu uma arquitetura de compatibilidade chamada Cider, que consegue rodar aplicativos de iOS em tablets com Android. O método funciona "enganando" o app, fazendo-o acreditar que está operando em um dispositivo da Apple.
Os procedimentos utilizados no truque aproveitam bibliotecas do iOS, mas nem tudo funciona perfeitamente: por enquanto, os aplicativos iOS têm acesso ao touchscreen e ao display, mas não chegam a outras partes do hardware, como o GPS, Bluetooth, e até mesmo às antenas de rede celular.
Como o Cider ainda está em desenvolvimento, essas limitações já eram esperadas, mas o grupo pretende continuar desenvolvendo a arquitetura, de forma a torná-la mais compatível.
O vídeo abaixo mostra alguns aplicativos exclusivos de iOS funcionando lado a lado com aplicativos de Android, em um Google Nexus 7. É importante notar que há grande perda de desempenho em relação à utilização de um app nativo, mas os desenvolvedores prometem reduzir o lag nas ações.