O ex-presidente do iG, Fábio Coelho, foi anunciado oficialmente nesta quarta-feira (23) como novo presidente do Google no Brasil. Coelho assumirá o posto antes ocupado por Alexandre Hohagen, que deixou a diretoria-geral da empresa no Brasil e a vice-presidência para a América Latina para comandar a abertura do escritório do Facebook no país.
Coelho deixou o iG e já foi substituído por Pedro Ripper, que presidiu a Cisco Systems no Brasil por 6 anos. Em outubro de 2007, o executivo esteve entre os presos pela Operação Persona da Polícia Federal, que investigou suposto esquema de importações utilizando mecanismos e empresas interpostas que ocultavam a real compradora das mercadorias.
Hohagen deixou o Google no dia 14, após ter trabalhado na criação e gestão da empresa na América Latina por quase seis anos. Ele atuou como gerente-geral do Google Brasil e, em seguida, como vice-presidente da empresa no continente.
Segundo um comunicado divulgado pelo Google, a empresa estava "em busca de um novo líder que possa aproveitar ao máximo as grandes oportunidades que a região, marcada pelo incrível crescimento, oferece".
A mudança do comando no Google brasileiro coincide com a troca da chefia na "nave-mãe" da empresa, em Mountain View, no coração do chamado Vale do Silício na Califórnia. Depois de dez anos à frente da companhia, o presidente Eric Schmidt deixará o cargo e será sucedido por um dos fundadores do Google, Larry Page. A troca está marcada para o início de abril.