O Facebook vai testar a redução da exibição de posts relacionados a política no feed de notícias dos usuários. A mudança entra em vigor nesta semana para usuários no Brasil, no Canadá e na Indonésia, e na próxima semana nos Estados Unidos. Em comunicado divulgado na quarta-feira (10), a empresa diz que o objetivo da redução é encontrar um equilíbrio sobre o conteúdo que as pessoas desejam ver durante o uso da plataforma. A notícia está no site Tech Tudo.
Neste primeiro teste, somente uma pequena porcentagem de usuários desses países selecionados será impactada pela mudança. O Facebook diz que, durante o período experimental, vai explorar diferentes maneiras de classificar o conteúdo político exibido no feed, a fim de decidir quais abordagens pode tomar no futuro.
Em uma conferência realizada no dia 27 de janeiro, Mark Zuckerberg já havia anunciado que pretendia iniciar a redução desse tipo de conteúdo no feed. Segundo ele, a iniciativa atenderia a frequentes feedbacks dos usuários que não queriam que posts políticos prevalecessem em seus feeds e comprometessem toda a experiência dentro da rede social. O empresário afirmou que a mudança busca "baixar a temperatura e desencorajar conversas e comunidades que causem divisões".