A maioria das crianças que já nasceram na era digital usam celulares e outros gadgets portáteis para se divertir. Mas o menino Jordan Casey achou que seria mais divertido desenvolver os games do que simplesmente jogá-los. Aos 13 anos, o garoto já é a mente criativa de uma startup promissora, a Casey Games.
Quatro anos atrás, Jordan, que vive em Waterford, na Irlanda, aprendeu sozinho a linguagem de programação de computadores lendo livros, assistindo vídeos e participando de fóruns na internet. Dois anos depois, fez a mesma coisa para entender como se criava jogos eletrônicos.
Sua primeira criação foi o jogo ?Alien Ball?, que logo depois ganhou uma versão para iPhone, chamada ?Alien Ball vs. Humans?. Essa foi sua estreia comercial e ainda hoje é seu título mais baixado, tendo ficado por algum tempo no topo do ranking de downloads da Apple Store irlandesa, em 2012.
Ainda no ano passado, durante sua participação no Festival de Cannes, Jordan ganhou um concurso realizado pela agência brasileira Fabrica para desenvolver um aplicativo especial de dia das crianças, batizado de ?Save The Day?. Além de Cannes, Jordan vem participando de eventos de peso como o TEDx, o que já o faz ser visto como menino prodígio.
Por causa da idade, Jordan ainda não pode assumir seu próprio negócio oficialmente. Seus pais o ajudam na parte burocrática como diretores da empresa, a Casey Games. ?A gente tenta manter o equilíbrio entre essa empreitada e o fato de ele ainda estudar, sua idade. Uma vez que o dever de casa está feito, ficamos felizes de vê-lo se divertir e produzir ao mesmo tempo?, conta a mãe de Jordan, Louise Casey.
Com os pés no chão, Jordan garante que não vai largar os estudos e já pensa alto. ?Ainda sou muito novo para ter meu próprio escritório, então é melhor não crescer muito os negócios. Mas quando estiver mais velho, quero expandir. Meu objetivo é criar a mais divertida empresa e com jogos de qualidade do mercado?.